O Tantra é uma terapia extensiva e personalizada, que tem como objetivo alcançar o desenvolvimento pessoal, através do autoconhecimento integral (emocional, corporal e racional), trazendo resultados positivos tanto para a sexualidade enquanto conhecimento do corpo, disfunções sexuais e abuso sexual, como para a sexualidade no aspecto de criatividade na vida, expressão da sua personalidade, ampliação do poder pessoal e melhoria da comunicação e posicionamento na vida.
A massagem tântrica é apenas uma das ferramentas da terapia, não é a principal, nem a mais importante delas, porém é a mais difundida, erroneamente, por conta do apelo sexual.
Consiste num toque sutil por todo corpo, contemplando inclusive os genitais, que são tratados com a mesma atenção dispensada a qualquer outra parte do corpo.
O toque tem um enfoque exclusivamente terapêutico, não estimulatório. Deve ser elaborado dentro de um desenvolvimento terapêutico previamente desenhado a partir do olhar treinado de um terapeuta, que adaptará a técnica à necessidade de cada pessoa, e direcionará, de maneira assertiva, o uso da ferramenta. A massagem deve sempre ser aliada às demais ferramentas da terapia (meditação, técnicas de respiração e diálogos), vez que cada uma delas tem seu papel específico, e será a junção delas todas que tornará possível o autoconhecimento necessário para que cada pessoa alcance suas buscas e objetivos almejados.
O toque (massagem tântrica) tem por finalidade sensibilizar o corpo, abrindo percepção e criando consciência do que se sente de maneira ampla (sensações e sentimentos), possibilitando um maior conhecimento do corpo e das emoções. Utilizado no momento adequado, respeitando os limites de cada pessoa e bem direcionado para as questões específicas de cada um, torna-se uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal.
Escrito por: Bruno Vicente