O QUE É A TERAPIA TÂNTRICA?
O Tantra é uma terapia vivencial, prática, extensiva, resolutiva e personalizada, buscando, através do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal integral (emocional, corporal e racional), alcançar a vida boa para você, nos aspectos pessoal, profissional e de relacionamentos, aprendendo a lidar melhor consigo e com o que a vida te apresenta.
O QUE ACONTECE NUMA SESSÃO DE TERAPIA TÂNTRICA?
As sessões são completamente personalizadas, elaboradas de acordo com a necessidade de cada pessoa. As ferramentas utilizadas são escolhidas pelo Terapeuta, que identificará o mais acertado para alcançar o propósito da pessoa participante, considerando suas buscas pessoais. A Terapia é quem se adapta à pessoa, e não o contrário, ela é desenhada previamente de maneira exclusiva para atender suas necessidades.
Poderá acontecer numa sessão uma combinação das ferramentas da Terapia (diálogos significativos, técnicas de respiração, meditações ativas e toque físico) ou a utilização de apenas uma delas. O olhar terapêutico somado ao objetivo inicial e ao estado da pessoa no dia da sessão são os norteadores quanto ao uso das ferramentas.
QUEM FAZ A TERAPIA? QUAIS AS PRINCIPAIS BUSCAS?
O Terapeutizado é o seu próprio paradigma, portanto, é imprescindível saber qual é sua busca, o que quer elaborar e ampliar.
As principais buscas normalmente estão ligadas ao conhecimento do corpo e da sexualidade, mas vale salientar que o Tantra é uma terapia de desenvolvimento pessoal, que visa promover o autoconhecimento integral.
Portanto, ela está a serviço de qualquer pessoa que tenha quaisquer questões a serem resolvidas, como, por exemplo:
- Melhorar o relacionamento com parceiro afetivo, filhos, família, amigos e colegas;
- Ampliar a expressão e comunicação no trabalho;
- Saber o que quer e identificar suas vontades e gostos pessoais;
- Facilitar a escolha de carreira, cursos ou hobbies;
- Aprender a lidar com expectativas frustradas e mudanças repentinas.
QUAIS AS FERRAMENTAS UTILIZADAS?
Muitas são as ferramentas utilizadas numa sessão de Terapia Tântrica, pois o trabalho é completamente vivo, uma vez que ele considera a busca pessoal de cada um e seu estado no dia da sessão. Mas as principais ferramentas são:
Diálogos Significativos - Uma conversa humanizada e empática, que busca colocar normalidade e naturalidade em qualquer questão apresentada pelo paciente, criando entendimento e compreensão do racional. Aqui, buscamos melhorar as perguntas, a fim de esclarecer e ampliar as respostas.
Técnicas de Respiração - Respirar de maneira consciente e com presença, a busca é sensibilizar-se e ter percepções das suas emoções.
Meditações Ativas - Movimentar o corpo sensibilizando-o e criando consciência dos seus sentimentos, sensações e questionamentos.
Toque Físico (massagem tântrica) - Toque sutil em todo o corpo, não estimulatório, que busca sensibilizar o corpo, criando consciência do que sente. Utilizado no momento adequado, considerando os limites de cada pessoa, direcionado para questões específicas dentro da sexualidade (conhecimento do corpo, disfunções sexuais e abuso sexual).
QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS?
O principal resultado é o autoconhecimento. Através dele, a pessoa conseguirá resolver suas questões com facilidade. Quando você se conhece, seja em qualquer esfera da vida, sabe exatamente quem é. Você desenvolve plena consciência das suas escolhas, decisões, vontades, desejos e limites. Quando você se conhece e aprende a lidar com você, conseguirá lidar com qualquer um e com qualquer situação.
Uma vez acessado, descoberto o conhecimento, tendo percepção de quem é, você chegará aos seus objetivos de maneira consciente e real, e melhor, com a clareza necessária se realmente aquela meta que você se impôs trata-se de algo que você quer mesmo alcançar.
É UM CAMINHO DE AUTOCONHECIMENTO?
Sim! Se tem um rótulo que a Terapia Tântrica deve carregar é esse. Se fosse possível defini-la em uma única expressão, seria essa: Um caminho para o autoconhecimento.
O autoconhecimento é o objetivo maior dessa terapia. Para o Tantra, tudo que você precisa é conhecer-se. Quando você se conhece, sabe exatamente o seu tamanho, qualidades, defeitos, limites e abrangência, você possui o que é necessário para obter uma vida plena, feliz e satisfatória para você - alcançando suas buscas, metas, objetivos ou seja lá o nome que você dê para isso. Fato é, com autoconhecimento, você tem bagagem para qualquer viagem.